Clique Aqui e veja mais imagens BEM VINDO AO OLHAKIONLINE -UM ANO DE 2016 DE MUITA PAZ. Nosso ibope é assim, Obrigado por acessar Clique Aqui e veja mais imagens

SUPER MINI PROJETOR PROJETA ATE 100 POLEGADAS

domingo, 28 de agosto de 2011

Tráfico de drogas é o crime que mais cresce no Tocantins

O tráfico de drogas é um dos crimes mais comuns no Estado do Tocantins. É uma das contravenções penais que mais crescem a cada ano. E esse delito é o responsável pela maioria das prisões realizadas no Tocantins.

O InfoPen- Sistema de Informação Estatística Penitenciaria do Governo Federal traz dados surpreendentes sobre o tráfico de drogas no Tocantins. O sistema foi criado em 2006, e na época, o Tocantins tinha registrado apenas 146 crimes de tráfico, com enquadramentos nos artigos 12 da Lei 6.368/76 e 33 da Lei 11.343/06.

Já em junho de 2010, o relatório aponta um crescimento de mais de 260% no número de casos registrados de trafico de drogas, isso significa que de 146 casos o número pulou para 528 crimes. Do total apurado em junho de 2010, cinco estão enquadrados no artigo 18 da Lei 6.368/76, de tráfico internacional de entorpecentes.

Do total de 2.509 crimes tentados ou consumados, conforme o relatório do primeiro semestre do ano passado, o relatório, 1793, ou seja mais de 70% estão enquadrados no código Penal. Os outros crimes restantes enquadraram-se em leis específicas, como é o caso do tráfico de drogas e na Lei Maria da Penha.

Rota 

O Tocantins também é rota para a disseminação de drogas para o Norte do país. Segundo dados da PRF- Polícia Rodoviária Federal, no primeiro semestre desse ano, 95 quilos de entorpecentes foram apreendidos nas rodovias federais do Tocantins, sendo 35,1 kg de cocaína, 2 kg de crack e 58 kg de maconha. Esse número é maior que no ano passado onde foram apreendidos cerca de 76 quilos (52,875 kg de pasta base de cocaína, 21 kg de maconha e 2,5 kg de crack).

O Oxi, droga que possui alto poder viciante, também já foi encontrado no Tocantins. Segundo dados da Polícia Civil, a primeira apreensão do entorpecente no Estado foi realizada em maio na cidade de Gurupi, região Sul do Estado.

Congresso


Começa nesta quarta, 24, o 1º Congresso Estadual Sobre Drogas. O evento, que é realizado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a partir das 18 horas. O Congresso prossegue até sexta, 26.

A intenção do evento é viabilizar a discussão e efetivar a construção de políticas sobre o álcool e outras drogas. O Congresso terá palestrantes renomados e pretende contar com a participação de diversos atores sociais com representação em todo o Estado, dentre educadores, formadores de opiniões, ex-dependentes químicos, famílias, imprensa, militantes antidrogas entre outros.

Para participar o interessado deve se inscrever pela internet via o site: www.to.gov.br. (Erica Lima)



Fonte: Jornal O GIRASSOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário