Clique Aqui e veja mais imagens BEM VINDO AO OLHAKIONLINE -UM ANO DE 2016 DE MUITA PAZ. Nosso ibope é assim, Obrigado por acessar Clique Aqui e veja mais imagens

SUPER MINI PROJETOR PROJETA ATE 100 POLEGADAS

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CURIOSIDADE: GABÃO ONDE FICA ESTE PAIS QUE VAI JOGAR COM A SELEÇÃO BRASILEIRA?


République Gabonaise
República Gabonesa
Bandeira do Gabão
Brasão de armas do Gabão
BandeiraBrasão de Armas
Lema: "Union, Travail, Justice"
("União, Trabalho, Justiça")
Hino nacional"La Concorde" ("A Concórdia")
Gentílico: gabonense, gabonês(a)[1]

Localização  República Gabonesa
CapitalLibreville
0° 23' N 9° 27' E
Cidade mais populosaLibreville
Língua oficialFrancês
GovernoRepública semipresidencialista
 - PresidenteAli Bongo
 - Primeiro-ministroPaul Biyoghé Mba
Independênciada França 
 - Data17 de agosto de 1960(51 anos) 
Área 
 - Total267 668 km² (75.º)
 - Água (%)3,7
 FronteiraGuiné Equatorial,Camarões (N), e República do Congo
(E e S)
População 
 - Estimativa de 20081 485 832 hab. (148.º)
 - Densidade5 hab./km² (194.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2007
 - TotalUS$ : 20,178 bilhões (111.º)
 - Per capitaUS$ : 14 083 (53.º)
Indicadores sociais
 - IDH (2010)0,648 (93.º) – médio[2]
 - Esper. de vida56,7 anos (161.º)
 - Mort. infantil53,8/mil nasc. (140.º)
 - Alfabetização84,0% (111.º)
MoedaFranco CFA (XAF)
Fuso horário(UTC+1)
 - Verão (DST)não observado (UTC+1)
ClimaTropical
Org. internacionaisONUUAOCICEMAC,ZPCASFrancofonia
Cód. ISOGAB
Cód. Internet.ga
Cód. telef.+241
Website governamentalhttp://www.legabon.org/

Mapa  República Gabonesa



Gabão, oficialmente República Gabonesa, é um país africano, limitado a norte pelo território de Rio Muni (Guiné Equatorial) e pelos Camarões, a leste e a sul pelo Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico e pelo Golfo da Guiné, por onde é vizinho próximo deSão Tomé e Príncipe e da ilha de Pagalu (Guiné Equatorial). Anteriormente uma colônia francesa, o Gabão se tornou independente em 1960. A capital e maior cidade é Libreville.[3]
Desde sua independência da França em 17 de agosto de 1960, o Gabão tem sido governado por apenas três presidentes. No início de 1990, o Gabão introduziu uma nova e democrática constituição que permitia a um processo eleitoral transparente. Gabão é também um membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas no período 2010-2011. A pequenadensidade populacional, juntamente com abundantes recursos naturais e investimentos privados estrangeiros têm ajudado a fazer do Gabão um dos países mais prósperos da região, com o maior IDH na África Subsaariana.

História

Os primeiros europeus chegarem ao atual Gabão foram comerciantes portugueses, que chegaram à região no século XV, e deram à região o nome de "gabão" (uma espécie de casaco, cujo formato lembrava o do estuário na foz do rio Komo). A costa gabonesa tornou-se um entreposto de escravos. Logo vieram, no século seguinte, os comerciantes holandesesbritânicos e franceses.
A França assumiu o status de "protetora" do território após assinar tratados com os chefes tribais locais em 1839 e 1841. No ano seguinte, missionários norte-americanos estabeleceram uma missão em Baraka (a atual cidade de Libreville, capital do país) em 1842. Em 1849, os franceses capturaram um navio de escravos e libertaram-nos na embocadura do rio Komo. Os escravos libertos batizaram o assentamento de Libreville (cidade livre, em francês).
Os exploradores franceses penetraram as densas selvas gabonesas entre 1862 e 1887. A França ocupou formalmente o Gabão em 1885 mas só começou efetivamente a administrá-lo em 1903. Em 1910, o Gabão se tornou um dos territórios da África Equatorial Francesa, uma federação que existiu até 1959. Os territórios se tornaram independentes a 17 de agosto de 1960, dando origem à República Centro-Africana, ao Chade, ao Congo-Brazzaville, e ao Gabão.
O primeiro presidente eleito do país foi Leon M'Bá, em 1961. Quando M'Bá morreu, em 1967, foi substituído por Omar Bongo, que governou até sua morte, em 2009, ostentando o recorde de governante há mais tempo no poder em um país africano.

[editar]Geografia

Imagem de satélite do Gabão.
O Gabão situa-se na costa atlântica da África central e tem fronteiras terrestres com a Guiné Equatorial, os Camarões e o Congo e marítimas com São Tomé e Príncipe. Seu clima á tropical. Seu ponto mais alto é o Monte Bengoué, com 1.070 m.

[editar]Demografia

Quase toda a população gabonesa, estimada em cerca de 1.208.436 pessoas, é de etnia bantu. O país tem cerca de 40 grupos étnicos com línguas e culturas separadas. O maior de todos estes grupos é o fang. Outros grupos incluem os myene, bandjabi, eshiras, bapounous e okandé.
língua francesa é a oficial, e é um fator de coesão do país. Mais de 10 mil franceses vivem no Gabão, e as influências culturais e comerciais da França predominam.

[editar]Política

Em Março de 1991 foi adoptada uma nova constituição que prevê uma declaração de direitos de estilo ocidental, a criação de um Conselho Nacional de Democracia para supervisionar e garantir esses direitos e um conselho consultivo governamental para assuntos económicos e sociais. Eleições legislativas multipartidárias realizaram-se em 1990-1991, apesar de nessa altura ainda não se ter formalizado a legalização dos partidos da oposição.
O presidente do Gabão, El Hadj Omar Bongo, foi reeleito em Dezembro de 1998 conquistando 66% dos votos. Embora os principais partidos de oposição tenham feito acusações de que as eleições foram manipuladas, não se assistiu à turbulência que se seguiu às eleições de 1993. O presidente mantém vastos poderes, tais como a capacidade de dissolver a Assembleia Nacional, de declarar o estado de sítio, de adiar legislação, de determinar a realização de referendos e de nomear e demitir o primeiro-ministro e os membros do governo.

FONTE: WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário